.:: Turma INF23 ::.
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
.:: Turma INF23 ::.

Olá Convidado! Bem vindo ao Forum da Turma de Sistemas de Informação! No ar desde: Sáb Jun 21, 2008 8:45 pm!
 
Início.:: Portal ::.Últimas imagensProcurarRegistrarEntrar

 

 Seminários Avançados - Meu Material

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
Kevin Santiago Mendes
O Administrador
O Administrador
Kevin Santiago Mendes


Masculino
Número de Mensagens : 80
Idade : 34
Aonde você mora? : Brasil, Santa Catarina, Blumenau
Matéria Preferida : SQL!
Data de inscrição : 21/06/2008

Ficha do personagem
Força - Capacidade de Levantar um Notebook sem se Cançar:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue105/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (105/100)
Intelecto - Fazer um programa de 10.000 linhas em 10 minutos:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue10/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (10/100)

Seminários Avançados - Meu Material Empty
MensagemAssunto: Seminários Avançados - Meu Material   Seminários Avançados - Meu Material Icon_minitimeSáb Mar 14, 2009 10:32 am

O Administrador escreveu:

DEFINIÇÕES SOBRE SQL


Banco de Dados


  • Conjunto de dados integrados que objetam atender a um conjunto de usuários ou organização.

Sistema de Gerenciamento de Bancos de Dados


  • Software que auxilia na recuperação e na manutenção das informações no banco de dados.
Tipos de arquiteturas de bancos de dados



Existem três modelos de arquiteturas para os bancos de dados:

  1. Mono-usuário

    1. É um modelo aonde tudo o que vai ser utilizada para fazer o acesso, a gravação e a edição em si dos dados que estão no banco de dados, esta instalada no mesmo computador. Todos os arquivos que serão tilizados no banco de dados estão instalados no computador. Para ter essa caracteristica, apenas os usuários daquele micro podem acessar localmente.

  2. Centralizada

    1. É a mesma coisa que o mono-usuário, tendo o banco de dados e os programas que utilizam o banco de dados, mas agora, uma pessoa de fora pode acessar o micro atraves de um terminal “burro”. Nesta caracteristica, o computador aonde se encontra os programas e o banco de dados, pode ser chamada de “mainframe”.

  3. Client / server

    1. Dentro do client / server, existe um computador com o banco de dados, e todos os aplicativos estão instalados nas maquinas dos usuários. O banco de dados é apenas utilizado para receber alguma ordem, e responder enviando ou alterando o arquivo pedido.
    2. Neste modo, tudo é feito na maquina dos clientes, e somente é salvo no servidor de banco de dados.

      O servidor somente vai ser utilizado na hora de salvar os arquivos, é ai, que ele recebe os dados.
    3. Dentre deste modo, são trafegados na rede, altos comandos de sgbd.
    4. Este é o modo mais utilizado hoje em dia no mercado, por sua facilidade e pouca utilização do servidor, sende apenas utilizado na hora de gravação / criação e alteração dos dados.








Historico do banco de dados


  1. Surgiu por causa da falta das organizações em mantar os “sistemas legados”;
  2. O primeiro sistema de banco de dados surgiu no final da decada de 60 (1.960);
  3. Surgiu para fazer a integração dos vários tipos de dados que haviam por toda a empresa, que na época era apenas visto em determinado computador, o que dificultava o acesso aos mesmos;
  4. Foi criado pela ibm;
  5. Em orde evolutiva, surgiram os seguintes tipos de bancos de dados;

    1. Hierárquico;
    2. Rede;
    3. Relacionais;
    4. Orientados a objetos;

  6. Os modos hierárquicos já não são mais encontrador, ou muito raramente;
  7. O modo de rede é pouco, mas ainda utilizados em main frames.


Modelo hierarquico de banco de dados (1970 – 1985);

  1. Foi lançado no final da década de 70 e inicio de 80.
  2. Lançado pela ibm, foi chamado de ‘ims’;
  3. Era compostos de arvores de registros.
  4. Era feito atravez de ligações pai-filhos entre esus diferentes registros (segmentos);
  5. Somente era util para problemas no formato de hierarquia, já para qualquer outro modelo, criava uma grande redundancia de dados;
  6. Um segmento pai poderia ter vários segmentos filhos, mas um segmento filho, podia ter apenas um segmento pai;
  7. Acabava gerando cunfusão as veses, pois era necessário insirer um mesmo dado, várias veses dentro do banco de dados, e caso este dado fosse alterado, era necessário alterar em todo o banco de dados, diferente to modelo relacional, aonde tem apenas um registro chave aonde alterando ele, tudo o que o usaria sera alterado;
  8. Ele pelo menos, gerou a centralização de dados.


Modelo em redes de banco de dados (1980 – 1985 – 1995);

  1. Surgiu baseado no codasyl, e mais para frente, n ansi;
  2. Um dos mais conhecidos foi o idms da ‘cullionet software’;
  3. Um banco de dados de modelo ‘rede’, pode ter mais de um registro pai, so que há uma restrição, em um tipo de ligação, um registro somente pode participar uma vez;
  4. Começou a ver, que para evitar anomalias, deve-se apenas inserir um determinado dado apenas um local, e apenas ‘puxa-lo’ quando necessário;
  5. Neste modo, é obrigatorio o programador conhecer todos os indices e caminhos existentes no banco de dados. Esta idependencia fazia com que qualquer alteração ou criação de novos registros, fazia com que os programas em si tivessem que ser atualizados.


Modelo de banco de dados relacional (1980 – 1995 – 2009*);

  1. Criado por edgard f. Codd (ibm) quando procurava um modelo lógico independente de detalhes de implementação (detalhes físicos);
  2. É baseado na algebra relacional (manipulação de tabelas);
  3. Foi iniciado um prototipo para este modelo durante a década de 70;
  4. Os primeiros produtod utilizando o modelo relacional, foram o ‘system r (ibm) – hoje em dia chamado de “db2”’ e o ‘ingres (universidade da california)’;
  5. Produtos conhecidos atualmente que utilizam o modelo relacional:

    1. Oracle;
    2. Db2 – antigo ‘system r’;
    3. Sybase;
    4. Sql server;
    5. Interbase;
    6. Mysql;
    7. Informix;
    8. Postgres;
    9. Etc.

  6. O sistema relacional é aquele no qual os dados são percebidos pelos usuparios como tabelas;
  7. As ligações entre linhas de diferentes tabelas são feitas através do uso de valores de atrubitos;


Modelos de dados orientados a objetos;

  1. Iniciou-se primeiramente em projetos de pesquisas na época de 1980 nas universidades e centros de pesquisas;


Existem poucos produtos baseados em orientação a objetos no mercado hoje em dia, mas esta é uma grande área em constante atualização e que anda crescendo muito rápido.

Agora, vamos ver algumas Tabelas e Regras de Integridade.

O Admnistrador escreveu:


Temos 5 regras básicas de Integridade, e elas são as seguintes:



As regras de integridade:


  • Chave primária;
  • Chave estrangeira;
  • Opcionalidade ou obrigatoriedade de informação;
  • Chave candidata;
  • Validação a nivel de campo.
Irei falar agora, sobre cada Regra separadamente. Lembre-se que todo este material poderá ser baixado em um Link no final do Tópico.


Chave primaria (Primary Key)


  • É uma regra de integridade que garante que um campo ou um conjunto de campos em cada uma das linhas seja distinta de cada uma das linhas de um banco de dados. Ou seja, umamesma informação não pode ser repetida em mais de uma linha. Vamos mostrar um exemplo, aonde a chave primária é o campo código do produto.
  • Campo ou conjunto de campos que definem unicamente cada linha da tabela.
  • * Todos os campos que possuem uma chave primária, são obrigatórios.
  • * Cada tabela pode ter apenas uma única chave primária

Agora veremos alguns exemplos utilizando essa regra.


\"Tabela não vai Sad\"



Última edição por Kevin Santiago Mendes em Sáb Mar 14, 2009 10:54 am, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
https://inf2x.forumbrasil.net
Pietro
Já ajudo um pouco :)
Já ajudo um pouco :)
Pietro


Masculino
Número de Mensagens : 40
Idade : 36
Aonde você mora? : Blumenau
Matéria Preferida : Todas Smile
Data de inscrição : 25/06/2008

Ficha do personagem
Força - Capacidade de Levantar um Notebook sem se Cançar:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue100/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (100/100)
Intelecto - Fazer um programa de 10.000 linhas em 10 minutos:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue20/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (20/100)

Seminários Avançados - Meu Material Empty
MensagemAssunto: Re: Seminários Avançados - Meu Material   Seminários Avançados - Meu Material Icon_minitimeSáb Mar 14, 2009 10:43 am

po Kevin vlw mesmo precisava muito disso pa estudar...
agora to sem note entao isso vai me ajudar muito
obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
Cleyton
Equipe Técnica
Equipe Técnica



Masculino
Número de Mensagens : 66
Idade : 33
Aonde você mora? : Velha - Blumenau
Matéria Preferida : linguagem de programação
Data de inscrição : 25/06/2008

Ficha do personagem
Força - Capacidade de Levantar um Notebook sem se Cançar:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue333/300Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (333/300)
Intelecto - Fazer um programa de 10.000 linhas em 10 minutos:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue5/300Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (5/300)

Seminários Avançados - Meu Material Empty
MensagemAssunto: Re: Seminários Avançados - Meu Material   Seminários Avançados - Meu Material Icon_minitimeSáb Mar 14, 2009 10:49 am

Keeevin .. o grande NEEERD!!
da sala!! .... ESSE NERD SERVE PRA SE MEU AMIGO!!!
Eu ainda não sei porque mais ele tenta presta o maximo de atenção na aula de SQL .. mais nem sempre consegue .. hauahuahuahua =D
assim que der agente bota o resto tipo as tabelas e etc...
VlW Colega de Classe Pietro e Kevin ... só nois no FORUM =P
UHULL hauahuah
Ir para o topo Ir para baixo
Kevin Santiago Mendes
O Administrador
O Administrador
Kevin Santiago Mendes


Masculino
Número de Mensagens : 80
Idade : 34
Aonde você mora? : Brasil, Santa Catarina, Blumenau
Matéria Preferida : SQL!
Data de inscrição : 21/06/2008

Ficha do personagem
Força - Capacidade de Levantar um Notebook sem se Cançar:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue105/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (105/100)
Intelecto - Fazer um programa de 10.000 linhas em 10 minutos:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue10/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (10/100)

Seminários Avançados - Meu Material Empty
MensagemAssunto: Re: Seminários Avançados - Meu Material   Seminários Avançados - Meu Material Icon_minitimeSáb Mar 14, 2009 10:56 am

Smile

Tbm não sei pq n consigo presta tanta atenção, mas eu tento Smile
Ir para o topo Ir para baixo
https://inf2x.forumbrasil.net
Pietro
Já ajudo um pouco :)
Já ajudo um pouco :)
Pietro


Masculino
Número de Mensagens : 40
Idade : 36
Aonde você mora? : Blumenau
Matéria Preferida : Todas Smile
Data de inscrição : 25/06/2008

Ficha do personagem
Força - Capacidade de Levantar um Notebook sem se Cançar:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue100/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (100/100)
Intelecto - Fazer um programa de 10.000 linhas em 10 minutos:
Seminários Avançados - Meu Material Left_bar_bleue20/100Seminários Avançados - Meu Material Empty_bar_bleue  (20/100)

Seminários Avançados - Meu Material Empty
MensagemAssunto: Re: Seminários Avançados - Meu Material   Seminários Avançados - Meu Material Icon_minitimeSáb Mar 14, 2009 11:09 am

Nois é foda veio
xD
pelo menos trocamos informações e como o professor mesmo falou, pessoas assim se dão melhor kara
=]


eu ajudo em programaçao xD e voces me ajudam em outras

o pistola nao ajuda em nada
huahuahuahuahuahuhauahuahuhauhauhauhahua
zuera
xD
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Seminários Avançados - Meu Material Empty
MensagemAssunto: Re: Seminários Avançados - Meu Material   Seminários Avançados - Meu Material Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
Seminários Avançados - Meu Material
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
.:: Turma INF23 ::. :: Sistemas de Informação - Terceiro Semestre :: Material de Apoio-
Ir para: