Kevin Santiago Mendes O Administrador
Número de Mensagens : 80 Idade : 34 Aonde você mora? : Brasil, Santa Catarina, Blumenau Matéria Preferida : SQL! Data de inscrição : 21/06/2008
Ficha do personagem Força - Capacidade de Levantar um Notebook sem se Cançar: (105/100) Intelecto - Fazer um programa de 10.000 linhas em 10 minutos: (10/100)
| Assunto: Palestra do dia 16 - Ergonomia - Minhas Anotações Ter Mar 24, 2009 7:23 pm | |
| Aew pessoal,Segue ai as minhas anotações da palestra que teve no dia 16. Espero que ajudem vocês. - Palestra (16/03/2009) escreveu:
Surgimento da ergonomia
è Surgiu em meados de 1950 com o objetivo de resolver as situações de trabalho / ambientes geradores de lesões.
è Alto custo de reabilitação e baixa da produtividade;
Degraus da ergonomia
è Concepção;
è Organização do trabalho;
è Método;
è Ambiente de trabalho;
è Postos de trabalho;
è Postos de ‘tortura’.
A ergonomia no assento de trabalho
O que se precisa ver em uma cadeira:
è Encosto;
è Inclinação;
è Altura;
è Assento;
è Braço;
è Rodizio (5);
è Regulagem;
è Giratório.
Braço: nem sempre necessário. Apenas necessário quando o local de trabalho (mesa) não possui espaço suficiente para apoiar or braços.
Encosto: não pode ser muito grande nem muito pequeno, pois ele deve manter a coluna em certa posição. O encosto tem que ser regulavel, para se adequar a antropometria de uma pessoa (tamanho do torax).
Altura: deve ser regulavel, para se adequar a altura da pessoa que for utilizar. Ela deve ser regulavel também, para se adequar ao local de trabalho.
Assento: não pode ser muito grande, para não acabar obstruindo as veias venosas do corpo, e acabar impedindo que o sangue corra normalmente pelo corpo. Esta falta de sangue venoso, pode acabar prejudicando não somente as pernas, mas também os membros superiores, pois vai acabar impedindoa oxigenação do corpo. O mesmo se vale para a borda do assento, que deve ser arredondada. Se ela for reta, vai acabar prejudicando mais ainda.
Rodizios e rotação: são as rodinhas, uma cadeira de um local de trabalho aceitavel, deve ter estas rodinhas, para fazer com que a pessoa não tenha muito esforço e não acabe flexionando e rotacionando muito a coluna, o que pode acabar causando uma ‘ernia de disco’. Na realidade, esta é uma das principais causas de ernia de disco.
Principais fatores que causam falta de conforto sentando em uma cadeira:
è Sentar em cima da perna: pode prejudicar o minizo, um ossoinho no joelho, que quando muito forçado ou quando sofre muita pressão, acaba lezionando ele, podendo causar uma ruptura.
Ergonomia na mesa de trabalho
è Altura variavel (70 cm);
è Profundidade (75 – 80 cm);
è Largura (120 cm);
è Bordas arredondadas;
è Espaço para pernas;
è Suporte para teclado e monitor;
è Organização dos acessórios;
Monitor
è Altura / ângulo de visão;
è Distância 50 – 70 cm;
è Cansaço visual / repouso;
è Reflexos de tecla (monitores crt );
è Mobilidade / movimentação.
Braços – área de alcance
è Cotovelo em 90º = área de conforto = uso frequente;
è Braço extendido = área de alcance máximo = uso exporádico;
è Área extrema = exige modificação da postura = uso raro.
Contração estatica – causada geralmente pela falta de ergonomia.
è Falta de apoio para o punho ou antebraço;
è Tensão exagerada nos músculos;
è Posturas incorretas.
è Gera os seguintes problemas:
è Trabalho excessivo muscular;
è Acumulo de ácido lático;
è Diminui a circulação;
è Diminui recuperação muscular;
è Lesão (ler);
è Dor muscular;
è Fadiga musular.
Prevenção
è Usar acessórios de forma correta;
è Usar as regulagens sempre;
è Buscar o conforto fisico e mental;
è Variar atividades de trabalho;
è Conpensar atividades estáticas.
claudia@fisioterapialonglife.com.br
Www.fisioterapialonglife.com.br | |
|
Cleyton Equipe Técnica
Número de Mensagens : 66 Idade : 34 Aonde você mora? : Velha - Blumenau Matéria Preferida : linguagem de programação Data de inscrição : 25/06/2008
Ficha do personagem Força - Capacidade de Levantar um Notebook sem se Cançar: (333/300) Intelecto - Fazer um programa de 10.000 linhas em 10 minutos: (5/300)
| Assunto: Re: Palestra do dia 16 - Ergonomia - Minhas Anotações Seg Abr 13, 2009 6:24 pm | |
| Minhas Anotações ... Está palestra foi muito interessante ... PORQUE aquela mulher era MoH gAtA ..("" GosToooOosa"") .. quase nem prestava atenção na aula =D hauahua mais é isso ai esse foi o resumo da palestra com MEU AMIGO NERD!! KEVIN ... E o meu Resumo não NERD!!! vlw pessoas!! | |
|